sexta-feira, 18 de outubro de 2019

43° mostra internacional de cinema


Teve início a 43° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (43.mostra), o mais tradicional e importante evento cinematográfico do país.
Nos últimos anos a Mostra teve como foco central os temas de ordem política, sobretudo aqueles que tratavam das migrações humanas (ver nossas críticas e pitacos anteriores em mostra).
A deste ano, além das obras premiadas nos festivais pelo mundo, o lado político se apresenta através do grande número de produções nacionais que serão apresentados como um caráter de resistência frente aos ataques obscurantistas às artes, à cultura e à educação do governo de extrema direita que governa hoje o país.
Essa resistência foi amplamente apontada por muitos daqueles que discursaram na abertura da Mostra na última quarta-feira no Auditório do Ibirapuera antes da exibição do filme brasileiro (apesar do nome) "Wasp Network", rodado em Cuba e em Miami, dirigido por um francês, Olivier Assayas, uma adaptação do livro "Os Últimos  Soldados da Guerra Fria" de Fernando Morais.
Assayas recebeu o prêmio Leon Kakof e terá uma retrospectiva com 15 dos seus filmes.

Este empório tentará, dentro das possibilidades deste editor, retomar o tradicional "pitacos da mostra".

Boa Mostra!

PS.: O catálogo da Mostra deste ano tem ilustração de Nina Pandolfo

Nenhum comentário: