sábado, 20 de outubro de 2012

a 36° mostra

Já são 36 anos da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. 36 anos de uma insistência pessoal de Leon Cakoff, morto em outubro do ano passado pouco antes da abertura na Mostra de 2011. (Contei uma história pessoal na postagem leon cakoff em15 de outubro de 2011).
A insistência de Cakoff, foi exercitada em função de inúmeros fatores, desde as ingerências de Pietro Maria Bardi, o diretor do Museu de Arte de São Paulo - Masp -, onde teve início a Mostra, passando pelas censuras e enfrentamento, muitas vezes,  a agentes da repressão na época da ditadura,  até as dificuldades financeiras. Toda essa história pode ser degustada no livro "Cinema Sem Fim" de Leon Cakoff, publicado pela Editora da Imprensa Oficial em que Cakoff contava a história das 30 primeiras edições da Mostra. Para os cinéfilos, participantes ou não da Mostra, é uma obra imperdível. De cabeceira.
A 36° Mostra começou para o público no dia 19, última sexta-feira. Filmes, programações e outras informações podem ser obtidas na página da mostra .

Nenhum comentário: