quinta-feira, 5 de abril de 2012

trilogia da psicanálise

Por sugestão do amigo, psicólogo e cinéfilo Mario Milanello, anoto (e dessa vez apenas anoto mesmo) três filmes que tratam de psicanálise. O primeiro, o já clássico, "Freud Além da Alma" de 1962 com roteiro de Sartre (*) e dirigido por Jonh Huston. O filme percorre a história do ínicio da psicanalise e os tormentos de Freud com as pressões da classe médica.
O segundo é "Jornada da Alma", de 2003, dirigido por Roberto Faenza com o enfoque na história de Jung com sua cliente e depois amante Sabina Spielrein.
Os dois filmes encontrados em DVD.

 
O terceiro está em cartaz em São Paulo:  "Um Método Perigoso", dirigido por David Cronenberg, que coloca  Freud, Jung e a paciente Sabina, naquilo que poderíamos chamar de um "triângulo psicanalítico".

Três formas de contemplação cinematrogáfica. No divã ou na poltrona.

(*)Alertado que fui, o roteiro final não é de Sartre.  Luiz Zanin nos relata: "Tocado pela aura de Freud, Huston tinha em mente um projeto ambicioso. Tanto assim que convidou ninguém menos que o filósofo francês Jean-Paul Sartre para escrever o roteiro. Sartre aceitou, demorou-se para entregar o texto e, quando o fez, este veio na forma de um calhamaço de centenas de páginas, definido por Huston como “infilmável”. Sartre não baixou o facho e, ofendido, comentou que diretores de cinema “ficavam tristes quando tinham de pensar”. Enfim, Freud, segundo Sartre, não foi para o celuloide. Acabou publicado em forma de livro (no Brasil pela Nova Fronteira, com 769 págs.).Dessa forma, o roteiro de Freud Além da Alma vem assinado por Charles Kaufman e Wolfgang Reinhardt que, se pode dizer, fizeram bom trabalho para Huston, fornecendo-lhe uma base sólida sobre a qual ele pudesse construir suas imagens. "

2 comentários:

Marcelo Pinheiro disse...

Marcelo Pinheiro disse...
Fala Getúlio!
Aqui é o Marcelo, amigo da Leila. Legal o post sobre psicanálise e os filmes, e há muitos outros ainda.
Abração,velho!

Gê Cesar de Paula disse...

Grande Marcelo, legal sua visita. Estou te respondendo às outras questões no teu e-mail.
Abração.