terça-feira, 13 de agosto de 2013

florestas do meu exílio

João Capiberibe lança livro sobre sua epopeia durante a ditadura militar

do Sesc Pompéia
O senador João Capiberibe lança nesta quinta-feira (15), na Choperia do Sesc Pompeia, o livro Florestas do meu exílio (Editora Terceiro Nome, 368 páginas). O livro surge 34 anos depois de o casal João e Janete Capiberibe, hoje parlamentares pelo Amapá, terem sido beneficiados pela Anistia e voltarem ao Brasil após um exílio de oito anos.
(Continua em "mais informações")


"Fazia tempo que ensaiava escrever essa história. Nas rodas de amigos, quando se falava dos anos de chumbo, alguém quase sempre pedia que falasse da minha experiência pessoal. De tanto insistirem, terminei considerando a hipótese de escrevê-la ou relatar para que alguém a escrevesse", completa Capi.

A gestação do livro levou cerca de quatro anos, de julho de 2009 a maio de 2013. O compromisso foi acentuado pela aparição de um recorte amarelado de jornal de 1970, com a manchete: "perigoso subversivo caçado pelos federais", acompanhada de duas fotos, de frente e de perfil, do então rapaz João Capiberibe. Capi revela que, para honrar a promessa de escrever o livro contou, ainda, com o socorro de amigos que ajudaram a avivar sua memória.

O livro, que narra a jornada de mais de 6.200 quilômetros - das florestas de Belém até Santiago do Chile -, com suas tensões e alegrias, traça também um painel, ainda que de rápidas pinceladas, da vida política e social do Brasil e da América Latina.

Hoje, João Capiberibe até zomba dos riscos de sua epopeia. "Sou como todo mundo: quando me distancio do perigo, tendo a desdenhar dele. Mas minha satisfação com a vida é tamanha que me permito fazer troça com páginas viradas pelo tempo", finaliza o autor.
(continua em "mais informações")

SERVIÇO:

Sesc Pompeia - lançamento livro Florestas do meu Exílio + pocket show "Canções do meu exílio", com participações de Nilson Chaves e Chico Cesar
Dia 15 de agosto de 2013, quinta-feira, às 20h, na Choperia
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: Grátis - retirar com uma hora de antecedência
Duração: 90 minutos
Lotação: 800 pessoas
SESC Pompeia - Rua Clélia, 93

Dados do release:
Sala de imprensa
Sesc Pompéia
Empresa
SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - SESC - ADMINISTRACAO REGIONAL
Contato
Imprensa
E-mail
imprensa@pompeia.sescsp.org.br
Fone
(11) 38717740
Editoria (s)
Cultura, Lançamentos

Nenhum comentário: